O Oscar 2018 está chegando e a expectativa para descobrir quem levará para casa as estatuetas de melhores atores, diretores, roteiristas e, claro, de melhor filme, é grande. Este ano, nove filmes disputam ao prêmio de melhor filme e, entre eles, um se destaca como grande favorito: A Forma da Água, do diretor Guillermo del Toro.

A Forma da Água, que conta a história de uma zeladora que se apaixona por uma criatura marinha em meio à Guerra Fria, tem recebido inúmeros prêmios em outras premiações, como o Globo de Ouro e o Critics' Choice Awards, o que aumenta ainda mais as expectativas para o Oscar.

Mas, apesar de ser considerado o favorito, concorrentes de peso também estão presentes na lista de indicados, como Três Anúncios para um Crime, que conta a história de uma mãe em busca de justiça para a filha assassinada, e Dunkirk, que retrata a evacuação de soldados britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Além desses, também estão na lista de indicados ao prêmio de melhor filme: Lady Bird, Me Chame pelo Seu Nome, Corra!, O Destino de uma Nação, The Post: A Guerra Secreta e Trama Fantasma.

A premiação do Oscar deste ano também trará novidades, como a inclusão de uma categoria para Melhor Filme Popular, para filmes que tiveram sucesso de bilheteria, mas que muitas vezes são deixados de lado na disputa pelo prêmio principal. A decisão foi tomada após críticas de que os favoritos do Oscar muitas vezes não refletem os gostos do público em geral.

Além disso, pela primeira vez em 90 anos de história do Oscar, uma mulher, Rachel Morrison, foi indicada ao prêmio de melhor direção de fotografia, por seu trabalho em Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi. Rachel é uma das cinco mulheres indicadas para prêmios de direção neste ano, um recorde na história da premiação.

Com a cerimônia do Oscar marcada para o dia 4 de março, a ansiedade para descobrir quem levará as estatuetas para casa só cresce. Mas, independente de quem ganhar, a premiação deste ano promete ser histórica e, quem sabe, até mesmo surpreendente.

Em suma, A Forma da Água é o grande favorito para levar o prêmio de melhor filme neste ano, mas os demais indicados não ficam atrás em qualidade e merecem reconhecimento igualmente. O Oscar 2018 promete ser uma cerimônia emocionante e repleta de surpresas, o que só aumenta a expectativa dos fãs do cinema e da premiação mais aguardada do mundo.